terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Foto Post mortem, vamos fazer a Sua ? Se eu fosse você desistiria agora

Já pensou em fazer uma foto post mortem?

Todo mundo adora tirar uma selfie para postar nas redes sociais e compartilhar com os amigos e a família, não é mesmo? Esse é um costume muito atual que praticamente todo mundo segue, exibir as sua imagens nos melhores momentos, porém, antigamente existia um outro costume também, que as pessoas desejavam praticar mas nem todas conseguiam, que era fazer retratos post mortem. Você tem vontade de fazer um?



O que são as fotos post mortem
Se você respondeu que tem vontade de fazer um retrato post mortem, acho que vai pensar duas vezes depois de descobrir do que se trata! As fotos post mortem eram um costume das sociedades mais antigas, no qual as famílias de pessoas mortas faziam um último retrato com essa pessoa falecida. Sim, é isso mesmo! As pessoas depois de mortas eram fotografadas para que se guardasse as imagens como recordação para as gerações futuras.

As fotos não eram macabras, ou pelo menos não deveriam transparecer isso, e na verdade as produções eram ricas e esse tipo de foto custava caro, sendo mesmo um artigo de luxo! As pessoas que faleciam eram vestidas com suas melhores roupas ou então criava-se cenários e situações comuns do dia a dia, como sentadas numa cadeira, por exemplo, e assim, eram feitas as fotografias de seus corpos.

Mas se as pessoas fossem fotografadas sozinhas, isso não seria tão estranho, o problema era que geralmente alguém mais da família estava na foto também, como no caso do falecimento de um filho, quando os irmãos eram colocados ao lado do defunto para serem fotografados todos juntos, ou mães Segurando seus bebês falecidos, filhos ao lado de pais mortos, e assim por diante.

Quando surgiu esse costume
Esse costume parece bizarro para a nossa sociedade atual, mas na verdade se tratava de uma bela homenagem ao falecido, quando a família fazia o registro de sua última imagem e pagava caro por siso. O costume surgiu através da rainha Victoria, no século XIX, quando ela soube do falecimento de um amigo e pediu que fosse tirado um retrato para que ela pudesse guardar de recordação. Assim, as famílias gostaram da ideia e também passaram a fotografar seus mortos para ter esse último registro de sua imagem.

O grande problema das fotos post mortem era quando o defunto já estava falecido há algum tempo e o rigor post mortem começava a se apresentar. Por isso, quanto mais recente a morte mas fácil era para elaborar o cenário e fotografar o morto. Quantos fotógrafos profissionais tinham em seus estúdios suportes e outros meios de fazer os defuntos ficarem na posição escolhida pelos parentes, para que a foto saísse da maneira com desejavam.

Parece um costume um tanto no estilo família Adams, não é verdade? Mas não podemos comparar os costumes da sociedade de antigamente com a nossa atual, pois tudo é muito diferente.

Mas diga, você ainda deseja fazer esse retrato? Imagino que não!

1 Comentário:

STUDIO MODA&ART NETY IRMES disse...

Este e um momento de dor perda tristeza.Merece com todo direito respeito,pois ninguem, nenhum ente querido quer lembrar de suas perdas num caixão.Uma ideia masoquiste doentia estas atitudes.

Postar um comentário

  ©Receitas do vavá - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo